sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

'Homo Sapiens' expulsou o Neandertal da Europa...

Investigadores do Centro Nacional de Investigação Científica francês demonstram, através de um algoritmo, que o 'Homo sapiens', chegado à Europa há 40 mil anos, terá sido o responsável pela expulsão do homem de Neandertal e não as alterações climáticas no continente

Estudo dos efeitos do clima sobre a biodiversidade

O homem de Neandertal foi expulso pelo Homo sapiens após a chegada deste à Europa, há 40 mil anos. Uma tese que afasta a teoria de que teriam sido as alterações climáticas as responsáveis pelo desaparecimento do neandertal no nosso continente.

A conclusão é do Centro Nacional de Investigação Científica, em Paris, publicada num estudo sobre os efeitos das condições climatéricas na biodiversidade do planeta, divulgado na revista científica semanal online Plus One.

"Os neandertais teriam conseguido permanecer em território europeu se o homem moderno não tivessem aparecido", explica um comunicado do Centro Nacional de Investigação Científica.

William Banks, da Universidade de Bordéus, juntamente com os seus colegas franceses, dos Estados Unidos e da África do Sul, chegaram a esta conclusão depois de reconstituir o clima dessa época e analisar a dispersão dos sítios ocupados pelos neandertais e pelo homem moderno, através de um algoritmo chamado GARP. Uma fórmula actualmente utilizada para prever o impacto das alterações climáticas sobre a biodiversidade.

"Graças a este método original, os investigadores conseguiram identificar os territórios ocupados pelos primeiros Homo sapiens chegados à Europa e os últimos neandertais. E conseguiram compreender o papel de cada factor climático nas suas respectivas distribuições", diz ainda o comunicado.
Já o ano passado, a revista Nature referia que "os neandertais da Europa soçobraram face à concorrência dos Homo sapiens alguns milhares de anos antes do que se julgava. Foi um momento dramático na evolução humana, que se desenrolou há pouco mais de 40 mil anos".

Esta tese da Universidade de Bordéus vem também subscrever a teoria de que Homo sapiens e os neandertais coexistiram durante algum tempo no mesmo território, antes da expulsão destes últimos.

A datação de fósseis por radiocarbono, realizada Paul Mellars, professor na Universidade de Cambridge, e revelada em 2006, mostra que os homens modernos e os neandertais coexistiram no Velho Continente durante seis mil anos apenas, e não dez mil como se julgava.

Mellars disse ainda que os primeiros humanos modernos chegaram aos Balcãs vindos de Israel há cerca de 46 mil anos, ou seja, três mil anos antes do que se supunha, e progrediram para oeste, para a costa atlântica, durante cerca de 2500 a 3000 anos: mil anos mais depressa do que se pensava.

A competição pelos mesmos recursos e a melhor preparação do Homo sapiens terão ditado a extinção dos neandertais.

FILIPA AMBRÓSIO DE SOUSA in DN Online