sábado, 27 de dezembro de 2008

Phil Jackson, o mestre entrou no clube das 1000 vitórias

NBA. O técnico mais rápido da história a atingir o milhar de vitórias

Vingança dos LA Lakers sobre os Boston Celtics na noite de Natal

A reedição das finais da época passada, entre LA Lakers e Boston Celtics, foi uma prenda da NBA para os adeptos em pleno dia de Natal. E para a equipa de Los Angeles foi também uma boa oportunidade para vingar o título perdido: perante os seus fãs, os Lakers bateram os rivais Celtics por 92-83 e puseram fim a uma série de 19 vitórias consecutivas dos "verdes", que estavam a protagonizar o melhor arranque de temporada da história da mais titulada equipa da NBA. Para o treinador Phil Jackson, foi uma vitória ainda mais especial - a n.º 1000 da carreira, o que faz dele o técnico mais rápido a atingir a marca mítica que só outros cinco treinadores conseguiram até hoje.

Phil Jackson, o "mestre Zen", pela sua devoção à filosofia budista, deu assim mais um passo rumo à imortalidade na NBA. É o treinador que teve em mãos o melhor jogador de todos os tempos, Michael Jordan, e com ele construiu uma dinastia em Chicago na década de 90, ganhando seis títulos, divididos em duas séries de três. Retirado Jordan (dos Bulls), em 1998, Phil Jackson ameaçou retirar-se também da NBA, mas regressou um ano depois para treinar os LA Lakers de Shaquille O'Neal e Kobe Bryant - e ganhou mais três títulos. Tem nove anéis de campeão no total, o mais titulado a par de Red Auerbach (mítico técnico dos Boston Celtics nos anos 50 e 60), e tenta agora repetir com os Lakers e Kobe - de quem disse em 2004 ser um jogador "intreinável", antes de nova curta paragem sabática na carreira - a fórmula do sucesso em Chicago com Jordan. Sempre à base do famoso triângulo ofensivo que um dia aprendeu com Tex Winter.

"É fantástico. É um dos maiores treinadores da história. É algo que nunca atingirei, pois não estou a ver--me ficar no activo tanto tempo", elogiou o treinador dos Celtics, e actual campeão, Doc Rivers, após a derrota da sua equipa.

Rui Frias in DN Online

Uma lenda do basquetebol este grande senhor que dá pelo nome de Phil Jackson....

Um exemplo para todos os treinadores do mundo.....

O verdadeiro Special One.....

Apesar do seu currículo e de fazer parte da história continua humilde....

Sir Alex Ferguson disse um dia referindo-se a um madeirense e a um setubalense....

Há pessoas que não tiveram educação e têm princípios....

Há pessoas que tiveram educação e não têm princípios....

Pois Phil Jackson teve educação e têm princípios...