quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

televisores de Plasma obrigados a poupar energia...

Directiva. União Europeia está a estudar uma directiva sobre eficiência energética, obrigando a que os televisores de plasma, grandes consumistas de electricidade, face aos de LCD, vão ter de se adaptar sob pena de serem banidos. Entretanto, outras opções estão a surgir, como o caso dos televisores LED

Plasma consome mais do dobro da electricidade que o sistema LCD

Os "todo-o-terreno da sala de estar" podem ser banidos da União Europeia (UE). Os televisores de plasma são assim conhecidos pelo elevado consumo energético e, no âmbito de uma directiva comunitária, os modelos que não cumprirem regras de eficiência energética podem deixar de ser vendidos no espaço comunitário.

A decisão foi confirmada ao jornal britânico The Independent on Sunday por vários ministros mas será faseada. Após o acordo sobre os limites energéticos, cuja decisão deve ocorrer esta Primavera, os televisores com pior desempenho serão banidos. Em simultâneo, será decretado um sistema de classificação para identificar os equipamentos com melhor desempenho energético, no sentido de ajudar os consumidores a escolherem modelos mais eficientes - à semelhança do que já acontece com outros electrodomésticos.

Os televisores de plasma podem consumir electricidade até duas vezes mais do que os LCD (liquid crystal display ou ecrã de cristal líquido) e quatro vezes mais do que os antigos CRT (cathode ray tube ou ecrã de tubo de raios catódicos), ainda presentes em muitos lares. Um plasma de 42 polegadas pode consumir 822 kilowatt (kW) por ano, enquanto um LCD da mesma dimensão se fica pelos 350 kW e o maior CRT por 322 kW.

O problema agudizou-se com a generalização de mais do que um televisor por lar e com o aumento dos ecrãs nas gerações mais recentes de televisores, tendências que não parecem abrandar. A medida surge após a UE ter definido valores mínimos de consumo eléctrico para os aparelhos em stand-by, com uma pequena luz a indicar o seu estado de ligado, embora não em funcionamento.

Ambas estão integradas numa estratégia da Europa para um menor consumo energético no lar, cujo fruto maior é a Directiva de 2005 para o estabelecimento de normas de concepção ecológica aplicáveis a produtos que consumam energia, vulgarmente conhecida por directiva de eco-eficiência.

No Reino Unido, a proposta europeia foi considerada uma "interferência vergonhosa" nas vidas pessoais pela parlamentar Ann Widdecombe. "Já tivemos a situação de ser obrigados a usar lâmpadas 'verdes' com mercúrio venenoso" e "agora vão atrás dos ecrãs de plasma", referiu ao Daily Express.

Mas a estratégia não é apenas europeia. A Comissão de Energia da Califórnia quer aprovar este ano medidas para uma redução de consumo nos plasmas e LCD a partir de 2011. Os fabricantes opõem-se à medida e alertaram para um potencial aumento no preço dos aparelhos.

Pedro Fonseca in DN Online


prefiro o Plasma ao LCD, a imagem é muito melhor, não têm grão nenhum....

o Plasma Kuro então é uma coisa do outra do mundo....

nenhum televisor no mundo transmite a imagem do Kuro da Pioneer..

é o único que ganhou nos 3 grandes festivais mundiais do audiovisual no mundo....no mesmo ano!

nos EUA, Europa e Japão...

por aqui já se vê a qualidade impressionante de imagem deste plasma, como eles dizem preto mais preto não há.....

agora também tenho preocupações ecológicas e acho que os grandes construtores vão ter que arranjar uma solução para este problema que é o elevado consumo de energia dos plasmas...

aguardemos....