quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Abraham Lincoln também nasceu há 200 anos....

Nesta quinta-feira completam-se 200 anos do nascimento de Abraham Lincoln, o político que inspirou o atual presidente americano, Barack Obama. Ao longo de toda sua campanha, Obama não procurou contrariar os que o comparavam ao político morto em 1865. Além de associar sua imagem a de um grande líder, o atual presidente, assim como Lincoln, tenta superar um passado racista e dar novo rumo ao país, após um período difícial.

Lincoln, que se destacou por sua luta contra a escravidão e preocupação em unir o país em meio à Guerra Civil Americana (Guerra da Secessão), nasceu em 12 de fevereiro de 1809 em Hardin, Kentucky, onde exerceu diferentes ofícios até começar a estudar direito.

Em 1831, ele mudou-se para o Illinois (Estado pelo qual Obama atuou como político até chegar à presidência). Lá, ele casou-se em 1842 com Mary Tood. Lincoln foi eleito deputado e posteriormente senador pelo Illinois, onde também ficou conhecido por sua atuação como advogado.

Entre 1847 e 1849, Lincoln representou o Estado no Congresso, onde fez muitos desafetos por propor a emancipação gradativa dos escravos. Contrário à Guerra do México, ele não conseguiu reeleger-se e ficou afastado da política por cinco anos.
Em 1858, apesar de ter perdido a disputa para o Senado pelo novo Partido Republicano, tornou-se líder partidário. Dois anos depois, elegeu-se o 16º presidente dos Estados Unidos.

Assim que assumiu, Lincoln teve que enfrentar a Guerra da Secessão. Firme, ele ratificou a soberania nacional e chamou os Estados à conciliação. Apesar da resistência prolongada dos adversários, o conflito terminou em 1965, pouco depois de Lincoln ter sido eleito para seu segundo mandato.

Favorável a um sistema de educação e ao voto para os escravos libertos, Lincoln tentou promover mudanças avançadas nos últimos anos de seu governo. Em 14 de abril de 1865, ele foi atingido por um tiro quando assistia a um espetáculo no Teatro Ford, em Washington. Lincoln não resistiu e acabou morrendo no dia seguinte. O autor do disparo foi John Wilkes, um ex-ator escravista.
Além de lembrado por suas ações pelo fim da escravidão e união do país, Lincoln é considerado um dos inspiradores da moderna democracia e uma das maiores figuras da história americana. Algumas de suas frases tornaram-se mundialmente conhecidas e são repetidas até hoje.

Cerca de 10 mil livros foram escritos sobre ele desde a sua eleição em 1860. Ainda assim, Lincoln não se considerava uma personalidade sobre a qual houvesse muito a ser dito. "Não há grandes coisas a se dizer de mim", afirmou em uma curta apresentação autobiográfica para a sua campanha presidencial de 1859.