domingo, 1 de março de 2009

novo álbum dos U2.....


O MELHOR DISCO DOS U2 NO SÉC. XXI


Novo álbum conta com Brian Eno e Daniel Lanois em parcerias na composição.
Em Agosto de 2005, quando passaram por Portugal da última vez, em plena Vertigo Tour, ninguém duvidava da solidez do estatuto que os U2 foram conquistando ao longo dos anos e que, apesar da veterania dos Rolling Stones e dos pontuais surtos de fama de outros grupos, deles fez a maior banda do mundo.

Depois das sucessivas conquistas nos anos 80 e dos desafios vividos nos 90, os U2 chegaram ao século XXI sob uma aparente política de gestão tranquila de um sucesso sólido e global. All That You Can't Leave Behind e How To Dismantle An Atomic Bomb, álbuns editados, respectivamente em 2000 e 2004, asseguraram a manutenção da ordem estabelecida.

Foram sucessos monumentais de vendas. E as digressões que se seguiram encheram estádios. No defeso, as causas voltaram a dominar a agenda do grupo. Bono com África no horizonte. The Edge apoiando músicos vitimados pelos furacões Katrina e Rita. Na hora de regressar as primeiras declarações, profissionais convocados e locais de trabalho sugeriam que a caminho vinha novo episódio de maior ousadia.

O disco teve génese atribulada. As primeiras notícias de que os trabalhos haviam começado chegaram no Verão de 2006, com sessões com o produtor Rick Rubin (o responsável pelo regresso à grande forma de Johnny Cash nos anos 90). Poucos meses depois, numa entrevista, Bono revelava que o disco ia tomar um rumo distinto dos dois álbuns anteriores.

As sessões com Rubin acabaram arquivadas (e a elas poderão voltar um dia). Brian Eno e Daniel Lanois, velhos parceiros nos melhores discos da banda, foram chamados não apenas para produzir, mas também para co-assinar a composição. A dada altura, a banda trabalhou em Marrocos, tendo alugado o pátio de um hotel em Riade, transformando-o em estúdio. Chegou a falar-se de sons marroquinos, de influências trance (que entretanto acabaram fora do alinhamento) . A expectava aumentava...

Há poucas semanas, o single de avanço, Get On Your Boots mostrava um cartão de visita de digestão menos imediata... Mais desafiante. No Line on The Horizon confirma agora que, mesmo sem tantas novidades como se esperava, a vontade em evitar o registo "mais do mesmo" dos dois últimos discos ganhou forma naquele que é o melhor álbum da banda desta década. Contudo, não é um segundo Achtung Baby!