segunda-feira, 27 de abril de 2009

a estabilidade perigosa no Benfica por Domingos Amaral....

Para mim, devia existir um princípio no Benfica: treinador que não qualifique a equipa para a Liga dos Campeões, não devia ficar para a próxima época. A única exceção que admitia abrir era se, apesar disso, o treinador vencesse uma taça europeia. Nesses casos, excecionais, manteria o rumo. Mas, tirando essa raridade, o princípio devia manter-se, pois só assim se podem considerar atingidos os objetivos mínimos para um clube como o Benfica.

Quando me dizem que deves ficar, e falam na importância da estabilidade, apresentando o exemplo inglês do Liverpool, do Arsenal, e mesmo do Manchester em certos anos, eu relembro que, nos casos de Wenger, Benítez ou Ferguson, eles conseguiram sempre estar presentes na Champions, beneficiando da possibilidade inglesa de qualificar quatro equipas. Estabilidade com objetivos é isso. Porém, no caso do Benfica, será uma estabilidade sem os mínimos cumpridos, que é uma estabilidade perigosa.

Como Fernando Santos, se ficares em terceiro ficarás fragilizado, e com eleições no clube em outubro, se as coisas começarem a correr mal no início da época - finais de julho! -, há muito tempo para ires borda fora, caso seja necessário Vieira salvar a sua reeleição. Portanto, dou-te um conselho: luta tudo por tudo pelo segundo lugar. Mas, no caso de não conseguires, pensa bem nos riscos que vais correr e nas desnecessárias humilhações que podem vir a acontecer-te.

Domingos Amaral,