quinta-feira, 26 de novembro de 2009

um supervulcão aniquilou florestas da Índia....

A caldeira resultante da erupção é hoje um lago com cem quilómetros de comprimento e 35 de largura. Há 73 mil anos, a explosão do Toba destruiu as florestas da Índia, a 5 mil quilómetros de distância. Um antropólogo americano tem reunido provas de que a humanidade esteve à beira da extinção durante o arrefecimento de mil anos que se seguiu.

O lago Toba, na ilha de Samatra, tem aparência tranquila, mas esconde uma história geológica violenta. O lago, com 100 quilómetros de comprimento e 35 quilómetros de largura, foi formado por uma gigantesca erupção vulcânica, sendo na realidade a caldeira de um perigoso supervulcão que esteve perto de eliminar a humanidade.

A mais recente erupção ocorreu há 73 mil anos e um novo estudo de Martin Williams, da Universidade de Adelaide, e do professor de antropologia na Universidade de Illinois, Stanley Ambrose, permite compreender melhor o que aconteceu. Os novos dados mostram que as florestas da Índia, a mais de 5 mil quilómetros de distância, foram devastadas.

A ideia de uma catástrofe global ligada ao supervulcão de Toba tem cerca de três décadas, quando Martin Williams descobriu na Índia uma camada de cinzas que acabou por ser relacionada com a erupção.

restante 'notícia'...

in DN Online