domingo, 6 de dezembro de 2009

o Uncharted 2: Among Thieves um exclusivo da PS3



Uncharted 2: Among Thieves na lista dos melhores do ano
MAIS UM EXCLUSIVO DA PLAYSTATION 3


Na sequência do fantástico (e merecido) sucesso de "Uncharted: Drake's Fortune", era certo e sabido que a Sony e a Naughty Dog iriam avançar para novo capítulo das aventuras do caçador de tesouros Nathan Drake. Lançado neste final de 2009 - com direito a edição especial que inclui jogo e consola, estratégia de marketing chamada "bundle" --, o novo "Uncharted" tem por subtítulo "Among Thieves" e entra directamente para o top-5 dos melhores jogos de 2009.

Exclusivo da PlayStation3, o mais recente desafio de Nathan Drake e da sensual amiga Cloe coloca-os na senda do tesouro de Kublai Khan, neto do conquistador mongol Genghis Khan. Depois de colaborar vários anos com Kublai Khan, o navegador genovês Marco Polo saiu da Ásia no comando de uma frota de 13 navios transportando fantástico tesouro. Quando chegou a Itália, Polo apresentou-se sem os navios e, claro, sem o espólio.

Agora, alguém descobriu que a chave para a localização do tesouro está inscrita na face de uma lamparina exposta no Museu de Istambul, Turquia. Quando Nathan Drake, Cloe e um amigo decidem assaltar o museu para recuperar a lamparina, começa uma aventura em que todos nós vamos querer participar.

Misturando muito bem exploração com momentos de acção, outros de estratégia e alguns enigmas, a receita de "Uncharted" surge refinada face ao primeiro capítulo. As sequências animadas que servem de ponte entre os desafios não dão tréguas, subsistindo talvez alguma irregularidade na forma como o nosso herói Drake reage aos momentos em que anda pendurado no cenário. Pequeno pormenor que não diminui a qualidade do jogo.

Dobrado em português (louvável esforço da Sony Portugal, mas com resultado fraco porque falta garra e dramatismo aos actores), "Uncharted 2: Among Thieves" é um belo divertimento. E prendinha de Natal a ter em conta. Sai um 18 na nossa classificação de 0 a 20.

Paulo Renato Soares in 'Record Online'