quinta-feira, 1 de setembro de 2011

identificado o gangster mais famoso da Austrália 130 anos após a morte...


Uma equipa de peritos forenses identificou as ossadas de Ned Kelly, o gangster mais famoso da Austrália, morto por enforcamento há mais de 130 anos, informaram as autoridades locais.

Considerado por uns como assassino e por outros como herói, símbolo da resistência dos mais pobres contra a classe dirigente britânica, Ned Nelly foi morto em 1880 aos 25 anos.

Após ter morto três polícias, foi capturado no Estado de Victoria, no sul da Austrália, e no mesmo ano enforcado em Melbourne, apesar dos apelos da população a seu favor.

O corpo de Ned Kelly foi depositado numa fossa comum e as suas ossadas transferidas para uma prisão em 1929.

Por ocasião de uma exumação em 2009, um crânio foi encontrado e identificado como pertencendo eventualmente a Kelly, tendo uma equipa de peritos encontrado depois as restantes ossadas.
A equipa de peritos do Instituto de Medicina Legal de Victoria identificou as ossadas graças ao ADN de Leigh Olver, familiar de uma irmã de Ned Kelly.

"É uma descoberta extraordinária da parte da nossa equipa de legistas", afirmou o ministro da Justiça do Estado de Victoria, Robert Clark.

"É incrível terem conseguido identificar o corpo de um homem executado há mais de 130 anos e enterrado entre outros 33 prisioneiros", acrescentou.

Ned Kelly é uma das figuras mais célebres da Austrália, filho de um imigrante irlandês muito pobre, dirigia o gang Kelly, autor de numerosos ataques e roubos, e a sua história inspirou vários filmes e livros como "A verdadeira história do gang Kelly" (2003) do escritor australiano Peter Carey.