sábado, 6 de junho de 2015

mutirão faz plantio de mudas no cume do Pão de Açúcar pelo Dia Mundial do Meio Ambiente...

Voluntária participa de mutirão de plantio no cume do Pão de Açúcar - Marcos Tristão / Agência O Globo

RIO - No Dia Mundial do Meio Ambiente, voluntários e adolescentes colocaram as mãos na terra para ajudar a preservar a natureza. Na manhã desta sexta-feira, 50 mudas de vegetação nativa da Mata Atlântica foram plantadas no cume do Pão de Açúcar. A ação foi feita pelo Bondinho Pão de Açúcar, com mudas doadas pela prefeitura. Além dos adultos do projeto voluntário Pão de Açúcar Verde, de recuperação ambiental, jovens da ONG Associação de Assistência ao Adolescente participaram do mutirão.

Com sorriso de satisfação por participar do evento, Clarissa Panisset, de 14 anos, disse que já havia participado de ações semelhantes na escola: — Acho muito legal. Estamos ajudando a cuidar do nosso futuro. Esses pequenos atos vão nos ajudar a viver em um mundo melhor.

Já Bruna Lima, de 14 anos, estava feliz por participar do projeto e também ter feito um programa diferente. Antes da experiência desta sexta-feira, ela só havia plantado mudas na casa onde mora.

A natureza vai agradecer por essas mudas — resumiu. A engenheira Roberta Pena, do Bondinho do Pão de Açúcar, disse que além de introduzir espécie nativas recuperando a biodiversidade da região, o mutirão é importante para a conscientização das pessoas pela causa do meio ambiente.

Foram plantadas mudas de Pau Brasil, Ipê amarelo, Jussara e Baba de boi. O voluntário Domingos Sávio Teixeira, do Projeto Pão de Açúcar, acredita que a participação dos adolescentes é “um bom começo para futuros ambientalistas”.

mais em 'O Globo'