terça-feira, 4 de agosto de 2015

5 dos melhores sítios para comer marisco no Alentejo...


Cais da Estação 
Não é, longe disso, uma marisqueira mas merece constar desta lista por duas razões. Primeira: a oferta na matéria, sempre vasta e de confiança. Segunda: o belíssimo espaço, que é uma original recuperação do edifício da antiga estação de comboios de Sines. Partilha gerência e fornecedores com o Marquês, conhecida (e concorrida) cervejaria de Porto Covo. 

Av. General Humberto Delgado, 16, Sines 
269 636 271; caisdaestacao.com 

O Josué 
Até rematar a refeição com a famosa mousse de chocolate com cheirinho (e não é um cheirinho qualquer, trata-se de medronho), vai poder escolher entre muito (e bom) marisco — dos percebes da Costa Vicentina às enormes lagostas saídas dos aquários da casa não falta por onde fazer a festa. O peixe, na sua maioria vendido diretamente por pescadores da zona, também é de confiança. 

Rua José António Gonçalves, 87, (Longueira-Almograve), Odemira 
283 647 119; 93 652 0048

O Sacas 
Se à noite tem excelente vista para o pôr-do-sol, ideal para fazer inveja aos amigos numa qualquer rede social, à hora de almoço permite conversas com os pescadores que ali bem perto, no porto artesanal contíguo, chegam da faina. E, por falar nela, foi um antigo pescador — conhecido por Sacas, precisamente — que abriu este restaurante. Escusado seráESCREVER, portanto, que todo o peixe e marisco que entra ali tem qualidade assegurada. Fica escrito de qualquer forma. 

Entrada da Barca, Zambujeira do Mar 
283 961 151; facebook.com/restaurante.osacas 

O I Cervejaria 
No centro da Zambujeira do Mar não faltam restaurantes que tentam atrair a clientela com argumentos semelhantes entre si: peixe e marisco da costa vicentina, muito fresco. Pois bem, a cervejaria O i, um clássico local, junta-lhe outro, mais forte: uma happy hour diária ao fim da tarde, a hora i, onde as bebidas e o marisco se apresentam a um preço mais amigável que o costume. 

Rua Miramar, 14, Zambujeira do Mar 
283 961 113; restauranteoi.pt 

A Azenha do Mar 
Este fica na Azenha do Mar, na Costa Vicentina, entre a Zambujeira do Mar e Odeceixe, onde começa o Algarve. No verão é uma aventura conseguir uma mesa, já que não se fazem reservas e a fama é muita. Compreende-se, no entanto, há razões para tal: começam nos camarões fritos e acabam no épico arroz de marisco. 

Azenha do Mar (São Teotónio), Odemira 
282 947 297; facebook.com/Restaurante-A-Azenha-Do-Mar