sábado, 1 de setembro de 2018

a notícia INTENCIONALMENTE FALSA do ex-pseudo jornal Expresso....

A propósito da notícia hoje publicada pelo jornal "Expresso" sob o título "MP quis ouvir Vieira e Moniz mas não conseguiu", a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD esclarece:

1. Ao contrário do que a notícia indicia em nenhum momento o Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, ou um dos vice-presidentes do Clube e vogal da SAD, José Eduardo Moniz, procurou criar qualquer expediente para evitar estar presente no ato processual de constituição da SAD do SLB como arguida no âmbito do conhecido processo "E-Toupeira". 
2. Mais, como foi explicado pelo Dr. João Correia ao jornal "Expresso" quando contactado telefonicamente sobre este assunto, e que o jornal intencionalmente omitiu, foi em requerimento, face ao problema de saúde do Presidente, dada a possibilidade de adiar este procedimento para momento que garantisse a presença do Presidente do SLB enquanto Presidente do Conselho de Administração da SAD, e que tal foi considerado desnecessário pelos responsáveis do processo.
3. Inclusive também o próprio vogal do Conselho de Administração da SAD do SLB, José Eduardo Moniz, teve a preocupação de atempadamente e previamente informar e enviar documentação com comprovativos da viagem e estadias da sua deslocação profissional ao Brasil, para o Procurador do Ministério Público responsável do processo.
4. A notícia hoje publicada é também intencionalmente falsa e induz em erro quanto à representação estatutária, quando descreve que José Eduardo Moniz seria o natural representante da SAD após o seu Presidente, descrevendo-o como vice-presidente da SAD, quando na realidade é um dos quatro vogais do Conselho da Administração da respetiva SAD, tal como os dois representantes da SAD que estiveram presentes no ato do Ministério Público. E é sim um dos 6 vice-presidentes do Sport Lisboa e Benfica a exemplo de um dos elementos que estiveram presentes no ato no Ministério Público, função que neste caso não estava em causa, porque a entidade focada neste processo é a SAD.
5. Outra informação inventada desta falsa notícia é quando refere que, e passamos a citar, "os procuradores do Ministério Público que lideram a investigação do caso 'E-Toupeira' foram apanhados de surpresa com a presença dos administradores Domingos Soares Oliveira e Nuno Gaioso Ribeiro nas instalações do DIAP de Lisboa". Acontece que o procurador responsável pelo processo teve prévio conhecimento dos representantes legais da SAD do SLB nesse ato e inclusive emitiu competente despacho nesse sentido. Prova-se assim estarmos perante mais uma informação falsa bem demonstrativa de toda a falta de rigor com que esta notícia foi intencionalmente feita.
6. Por fim e de enorme gravidade registamos que a referida notícia, ao invocar "fonte conhecedora do processo" para descrever factos relacionados e do conhecimento dos procuradores do Ministério Público que lideram a investigação do caso "E-Toupeira", a serem verdadeiras essas imputações, prova por si estarmos mais uma vez perante a prática reiterada do crime de violação do segredo de justiça, o que seria demasiado grave, repita-se, porque indiciaria ter origem precisamente em quem tem a responsabilidade judicial de investigar um processo por esse preciso tipo de crime, e que, pior, estaria eventualmente a transmitir informação falsa sobre situações concretas, conforme já foi exposto.
7. Nesse sentido, a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD deu indicações para se avançar de imediato com a competente queixa e exposição legal junto da Procuradoria-Geral da República considerando ser inadmissível qualquer tipo de omissão e ausência de investigação perante esta situação.
Lisboa, 1 de setembro de 2018

by o Site mais 'Sério e Credível' de Portugal....