quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

um belo e saboroso milagre chamado chocolate preto!


Baixa a tensão arterial, é bom para o coração, ajuda a prevenir o cancro e não se fica por aqui. A lista de benefícios do chocolate, além do prazer que dá comê-lo, acaba de ser acrescentada agora com mais uma: alivia também os sintomas da síndroma da fadiga crónica.

Esta é a conclusão de um grupo de médicos britânicos, que testaram com sucesso as virtualidades do chocolate preto, com uma alta concentração de cacau, em alguns dos seus doentes.

Tratou-se de um estudo-piloto, que foi realizado por médicos da Hull York Medical School depois de um doente ter registado melhoras substanciais quando substituiu na sua alimentação diária o chocolate normal (para misturar no leite) por um outro com alto teor de cacau, noticiou a BBC News online.

O relato surpreendente do doente inspirou os médicos a realizar um estudo com 10 doentes, que foram divididos em dois grupos. Num dos grupos, os pacientes comeram 45 gramas diários de chocolate preto, durante dois meses. Os outros comeram chocolate branco escurecido com corante.

Apesar do número de doentes envolvido neste estudo ser pequeno, como notam os próprios investigadores, os resultados corroboram o relato que deu origem ao próprio estudo: os pacientes que comeram o chocolate preto mostraram uma melhoria significativa dos sintomas de fadiga após dois meses de "tratamento", ao passo que os outros não."Embora este seja um estudo de pequena dimensão, dois dos pacientes voltaram ao trabalho depois de terem estado seis meses de baixa", explicou à BBC News o coordenador da pesquisa, Steve Atkin.

A explicação para o aparente "milagre", de acordo com o mesmo especialista, pode estar nos polifenóis (substâncias químicas presentes nos vegetais) que existem no chocolate e que têm efeitos benéficos na saúde, nomeadamente na diminuição da pressão arterial. "Além disso, um teor alto em polifenóis parece aumentar também os níveis de serotonina no cérebro, cuja falta tem sido associada à fadiga crónica", adiantou ainda Atkin.E se para confirmar estas indicações, Atkin admite que são necessárias investigações com mais doentes, a verdade é que o consumo de chocolate com altas concentrações de cacau, desde que moderado, também não faz mal, diz o coordenador do estudo, sublinhando que nenhum dos 10 doentes submetidos ao tratamento-piloto do chocolate registou qualquer aumento de peso em consequência da dieta. No fim, mesmo que o "remédio" não demonstre ser o grito final na terapia da fadiga crónica, sempre ficam outras vantagens, se não houver excessos. E a doçura da dieta.