sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Parfois investe cinco milhões e vai abrir 20 novas lojas este ano

Expansão. Polónia e Médio Oriente são prioridades

Vendas cresceram 19% em 2008 e o objectivo é atingir o mesmo este ano

A Parfois vai investir cinco milhões de euros no plano de abertura e remodelação de lojas em 2009. Das 20 novas lojas Parfois que irão surgir no mercado este ano, 12 serão próprias e apenas oito da responsabilidade de franchisados.

Para além do reforço em Portugal, a marca pretende avançar para a Polónia com lojas próprias, reforçando também no Médio Oriente e países do Leste. O objectivo é encerrar o ano com um crescimento de vendas da ordem dos 20%.

Neste lote de novos espaços, destaque para a abertura, este fim-de-semana, no Centro Vasco da Gama e, no final de Março, no Colombo, ambas em substituição das existentes. "São lojas que terão, respectivamente, 130 e 200 metros quadrados, o que corresponde a quadruplicar o espaço que tínhamos nos dois centros comerciais", explicou ao DN Sérgio Marques, director de gestão da Parfois.
A empresa portuguesa de bijutaria e marroquinaria instalou-se em Dezembro no centro de Madrid, em plena Calle Goya. Abriu ainda lojas na Rua Augusta, em Lisboa, e na Rua Paula Borba, em Setúbal, numa aposta clara em prime locations. O investimento nestes três espaços foi de cerca de 900 mil euros.

E apesar da conjuntura económica adversa, sublinha Sérgio Marques, a Parfois encerrou o ano de 2008 com um crescimento de 19% no volume de negócios, que passou de 25 para 29,7 milhões de euros. O responsável destaca o comportamento das lojas próprias em Portugal, "cujo volume de negócios aumentou 28%, com um acréscimo de 13% nas lojas comparáveis".

Também a nível internacional a empresa prosseguiu a estratégia de expansão. A Parfois está presente com lojas próprias em Itália e França e conta com franchisados internacionais na Arábia, Emirados, Chipre, Rússia, Roménia, Ucrânia, Letónia e Cazaquistão, Jordânia e Egipto, Moçambique, Angola, Espanha e Tenerife, num total de 101 lojas. Terminou o exercício com vendas no exterior de 6,6 milhões de euros, contra os 5,3 milhões de 2007, o que corresponde a um crescimento de 24%.